Reunião de Condomínio

Depois do sucesso conseguido com “O Coreto” em 2021, Rogério Charraz está de volta com um novo trabalho. “Reunião de Condomínio”, composto mais uma vez em parceria com Zé Fialho Gouveia (que assina todas as letras), é um disco em forma de prédio.

Cada canção conta a história de uma das casas. Desde o rés-do-chão até às águas-furtadas, vamos conhecendo os habitantes deste edifício imaginário. Todos os dias cruzam a mesma porta de entrada, mas cada um vive com os seus dilemas. Aproveitando a diversidade destas vidas, Rogério Charraz e Zé Fialho Gouveia aproveitam para tocar em temas que marcam os nossos dias, como a imigração, o assédio sexual, a vida nómada dos professores, ou a parentalidade após os divórcios. “Reunião de Condomínio” conta com as vozes femininas da portuguesa Catarina Munhá e da brasileira Luciana Balby e revela ao mundo duas novas facetas de caras bem conhecidas do público: Samuel Úria nas ilustrações e Quim Barreiros sem trocadilhos malandros!

Abram a porta do prédio, ponham o disco a tocar e fiquem a conhecer os moradores deste “Reunião de Condomínio”.

“Vitorino” é o administrador do nosso condomínio. Um reformado hipocondríaco que ganha vida na voz do Quim Barreiros.

Vitorino dobrou os 60 anos e reformou-se de uma vida profissional dedica- da à engenharia. Enviuvou cedo e, desde a morte da mulher, tornou-se hipocondríaco. Não passa uma semana sem ir ao médico. Vive num constante lamento que também serve para chamar a atenção dos dois filhos, homens já feitos e com famílias constituídas. Há vários anos que é o administrador do condomínio, tarefa que lhe ocupa o tempo e que desempenha com zelo.

No terceiro direito do nosso prédio/disco, quem fala é a própria casa. Todos os anos vê chegar um novo inquilino, professor de profissão, deslocado da sua zona de conforto. Este é o "Fado (da casa) do Professor".

Ninguém se demora o tempo suficiente para criar raízes neste terceiro direito. Quase todos os anos o senhorio, o senhor Antunes, vê-se obrigado a procurar um novo inquilino. Em regra, o apartamento acaba arrendado por um professor que, colocado pelo Ministério da Educação longe de casa, precisa de um poiso durante o ano letivo para depois seguir rumo a novas paragens.

AO VIVO

Mais do que um simples concerto de música, “Reunião de Condomínio”engloba várias dimensões artísticas, passando pela dramaturgia, encenação, ilustração, projeção cénica e jogo de luzes.

O público, conduzido pela narração do letrista José Fialho Gouveia, pelas canções e pelas ilustrações de Samuel Úria, ‘viaja’ pelas escadas do prédio e bata à porta de cada residente, rindo-se e emocionando-se com a sua vida.

Ao contar as suas histórias, debruçamo-nos sobre questões atuais, estruturantes e fraturantes da nossa sociedade, como a vida nómada dos professores, a homossexualidade, a integração de imigrantes, o assédio sexual, o exercício da parentalidade quando os casais se separam, a morte, ou o questionamento da fé.

OS CONDÓMINOS

Contactos:

Siga-nos:

Shopping cart

0
image/svg+xml

Não existem produtos no carrinho.

Continue Shopping